sábado, 30 de maio de 2009

O MAPA DO OTIMISMO




As pessoas são otimistas, a despeito das calamidades, da recessão econômica, das epidemias, dos conflitos armados e da pobreza, concluiu estudo da Universidade de Kansas e do Instituto Gallup apresentado no último 24 de maio na reunião anual da Associação para a Ciência Psicológica, em São Francisco, Estados Unidos.

Os resultados da pesquisa, que incluiu mais de 150 mil pessoas em 140 países, revelaram que 89% dos entrevistados esperam que, nos próximos cinco anos, a vida seja tão boa ou melhor que a atual e 95% acham que ela será igual ou melhor que a dos cinco anos passados.

Fatores demográficos, como idade e renda familiar, tiveram baixo impacto nos níveis individuais de otimismo.Como mostra o mapa elaborado pelos pesquisadores, os países onde o otimismo atingiu taxas mais altas foram Irlanda, Brasil, Dinamarca e Nova Zelândia. Os últimos da lista foram Zimbábue, Egito, Haiti e Bulgária. Os Estados Unidos ficaram na décima colocação.

A partir de agora podemos ficar mais exibidos ainda: o Brasil é, provavelmente, o campeão do mundo em otimismo. Tem a Irlanda, igualmente otimista, mas somos maior em tamanho e em população, logo "a taça do mundo é nossa, com brasileiro não há quem possa"... É isso aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário