domingo, 21 de junho de 2009

EDUCAÇÃO É TUDO NA VIDA


Minha filha, Júlia, é professora. Tenho um orgulho danado disso. Ela (esta gata da foto acima) ensina crianças bem pequenas a ler e faz seu trabalho de forma apaixonada. Ao vê-la falar sobre os alunos, sempre penso que uma professora pode mover o mundo de uma criança se souber mover direito. Ao contrário do que se vê por aí, ela não confunde pré-escola com estacionamento de aluno.

Guardar crianças para que as mães trabalhem ou se livrem de suas "pestes domésticas" é muito diferente de educar. Minha filha sabe disso. Assim como sabe que ler é a competência fundamental da vida escolar. Saber ler, ser capaz de entender o que leu e de transpor para o mundo real o que está escrito no papel é o passo mais importante do processo de aprendizagem.

Pesquisas na Alemanha mostram que de tudo que se aprende na escola a gente usa, na vida real, a leitura, as quatro operações, as proporções, áreas, volumes, juros, tabelas, gráficos e pouco mais. O Brasil precisa repensar este assunto. Precisamos refrear a ânsia de que tudo é importante e que tudo tem de ser incluído no currículo para ser aprendido pelo aluno.

Acho que nossos currículos precisam ser reduzidos, nossa educação infantil reforçada. Acredito que se a criança for levada a se apaixonar pela escola dos 4 aos 8 anos o processo seguinte será fácil e prazeroso. Quando vejo o entusiasmo de minha filha com seus alunos tão pequenos e tão espertos penso que aquelas crianças avançarão em todos os sentidos da vida. E que minha filha Júlia é fundamental nesse processo. Agora e sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário