sexta-feira, 5 de junho de 2009

DIA DO MEIO AMBIENTE



Hoje é dia do meio ambiente. Não acredito em nenhuma das previsões catastrofistas dos últimos anos sobre o fim do planeta. Não acho que o mundo está acabando coisa nenhuma. Com todo o respeito, mas Greenpeace e World Wildlife Fund, entre outros, são grupos de lobby. Estão fazendo seu trabalho mas não devemos confiar que são anjos da natureza falando a verdade o tempo todo.


Não é verdade, por exemplo, que só eles cuidam das gerações futuras. Eles têm objetivo político definido, que é fazer-nos gastar mais dinheiro com o meio ambiente. Além disso, essas organizações lidam com o poder de pautar a agenda, Para manter este poder fazem o diabo: atacam as pessoas que as questionam e não discutem os dados de nenhum cientista ou de nenhum estatístico. Por que desqualificam as pessoas? A questão do poder é forte e devemos tratar grupos de lobby com ceticismo.

Tenho grande respeito pela maioria dos ambientalistas, uma maioria que acredita sinceramente na luta pela preservação do planeta. Existem, no entanto, grupos que vivem às custas da ecologia e que só costumam divulgar dados que apóiam suas causas. Seu interesse não é necessariamente fornecer a visão global do problema, mas chamar a atenção para suas agendas. Acho que o melhor a fazer neste e em todos os casos polêmicos é sempre buscar mais informações. A democracia funciona melhor se contamos com mais e mais informação.

Sou de uma geração, a primeira em bilhões de anos, que está preocupada com o meio ambiente e quer preservar rios e florestas. Tudo bem, sou completamente a favor, mas devemos pensar também nas vidas humanas. Será que não importa também diminuir o número de pessoas que passam fome, aumentar e baratear a produção de comida, melhorar a infra-estrutura do país e reduzir a pobreza?

Nenhum comentário:

Postar um comentário