segunda-feira, 16 de julho de 2012

Vai um cafezinho aí?


Quando alguém me diz que não gosta de café costumo reagir na hora. Como assim? O mundo inteiro bebe café, a única bebida sem álcool aceita internacionalmente. Além do sabor e do perfume, café é bom, barato e brasileiro. Pela manhã, então, é fundamental para ativar o cérebro. Gosto de café desde pequena, na minha casa aprendíamos a beber café aos golinhos, na colherzinha, quando começávamos a andar. Ensinei minha filha assim e, agora, ela está ensinando à Giovana, minha neta. E não é que a bebezinha parece gostar de tomar café, servido a ela sem açúcar, nem nada? Bebe de cara boa e pede mais.

Quando quero um café, passo e bebo na hora. Me faz bem. Sei que alguém vai retrucar: “mas é só café”. Não, não é só café. Quem tem o privilégio de fazer e gostar de beber um bom café sabe do que falo. É uma experiência e tanto. E que deve ser repetida sempre porque café bom é aquele feito na hora, como me ensinou a jornalista e amiga Sílvia Faria. Café é infusão e Sílvia me ajudou fazendo o café passo a passo. Vou repassar a receita dela, que considero infalível.

Café caseiro: Um litro de água filtrada, coador de papel 103, garrafa térmica para acondicionar a bebida e quatro colheres de sopa cheias de pó, uma para cada xícara de água. Se gostar mais forte ponha mais uma colher de pó, mas, para café caseiro, a medida inicial dá certo. Leve a água ao fogo e arrume o coador para o pó. Pode ser coador de papel, sem problemas. Para evitar que a água fervendo "queime o pó", e estrague o sabor do café, segue o segredo: jogue sobre o pó, antes de passar o café, uma xícara de água quente. Atenção: água aquecida, não pode ser fervida.

Como fazer? Faça o seguinte: ponha o pó no coador e jogue a água por cima, como se estivesse regando o pó, até ele ficar molhado. Aí, volte a água filtrada ao fogo, espere abrir fervura e passe o café.

É preciso vigiar a água, que não pode ficar em processo de fervura. Na verdade, assim que a água começa a borbulhar abrindo a primeira fervura você deve jogá-la no coador, de forma delicada e contínua. Quando a água acabar, você poderá sentar-se na mesa da sua cozinha e saborear seu café bem quentinho. Com uma fatia de queijo fresco, ou com um pãozinho francês com manteiga, é muito bom.

2 comentários:

  1. Eu nem sou muito fã de café, apesar de mineiro! Mas sua descrição encheu meu ambiente virtual do cheiro real do café passado na hora... Encheu minha boca real do sabor virtual do queijinho borrachudo por fresco, salgadinho... Sem falar no som e no gosto virtuais do pãozinho crocante com manteiga de sal! Lá em casa um dia foi assim sá...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Amilcar, café passado na hora e pão quentinho com manteiga são duas coisas muito boas que custam pouco e nos fazem lembrar cenas da nossa infância e da vida em família. Experimente fazer seu próprio café, a receita que está no blog funciona.

      Excluir