quinta-feira, 9 de julho de 2015

Sempre desejei saber desenhar...


Sempre desejei saber desenhar, mas nunca pude ir além de rabiscos iguais, ou piores, aos das crianças que ainda nem frequentam escola. Tenho grande vergonha dos desenhos que faço. No decurso dos anos espantei-me com a quantidade de habilidades que não tenho e que não consigo ter: não sei nadar, não sei dirigir, não sei jogar vôlei, muito menos tênis ou golfe. Nunca me arrisquei na sinuca. Na verdade, não jogo coisa nenhuma. Fora sentar no computador para escrever, ou me calar em um canto para ler,  não consigo fazer quase nada. A forte miopia, que encobriu parcialmente meus olhos desde a infância, me fez ver de óculos, e apenas de longe, muito longe, as quadras de esportes dos colégios que frequentei. Enxergar direito? Não enxergo. Voz é moeda? Não tenho. Parei de cantar (até no chuveiro) quando percebi que sou tão desafinada que não consigo entrar em compasso no Parabéns. Sim, eu desafino no Parabéns o que, convenhamos, é um pouco humilhante e me leva a ficar de boca fechada, mesmo correndo o risco de passar por alguém que não aprendeu a letra do hino nacional. Bom, se a pessoa não canta nada, vai ver toca alguma coisa, não é? Não. No piano nunca consegui tirar o "bife". Pense no violão, na flauta, na guitarra, e comece imediatamente a abanar a cabeça em descrença. Ok, moça bonita não precisa fazer nada. Beleza é um tipo de poder, cero? Certo, certo, mas vamos passar, este assunto dói um pouco. A verdade é que faltam-me talento e habilidades. Ainda bem que sobra em mim, ainda hoje, o desejo insistente de tentar aprender aquele tipo de talento com que não se nasceu. Como escreveu Clarice Lispector lindamente: "Eu sei muito pouco, mas tenho a meu favor tudo aquilo que não sei"... 

2 comentários:

  1. Que engraçado. Para o dia do amigo, há uma semana atrás, escrevi uma mensagem. Num determinado momento, falo: procuro alguém que saiba dizer "eu não sei"..
    Aliás, depois de escrita, percebi que não tinha onde postar.
    (Estou pensando em ativar o meu Blog "Mandacarú". Será que irei precisar de assessoria? Será que consigo pagar os honorários de uma Assessora de Imprensa?rs.)
    Pensando contornar esta situação, enviei uma consulta ao email do seu blog, sem mesmo saber se ele estava ativo. Foi uma tentativa. Eu também sou persistente.
    Mas falando sobre tanta falta de talento, não vi mencionada a falta de talento para escrever tão boas crônicas!
    Hum.. Acho que não somos tão pouco em tantas coisas. Principalmente quando conseguimos dizer: "eu não sei."

    ResponderExcluir
  2. Oh Mandacarú,, desculpe-me, esqueci a senha daquele e-mail e ando sem contato. Use o meu e-mail pessoal: vandacelia@uol.com.br. Este é o que mais uso. O ofício que tenho é este mesmo, assessora de imprensa. Estou às ordens, mas acredito que você não carece disso não, você deve ser como Caymmi, "já nasceu ensaiado". Muito obrigada pelo comentário. Você é sempre gentil e atencioso. Um abraço, Vanda
    PS: Mande-me o link do blog. Gracias...
    V

    ResponderExcluir