sábado, 7 de maio de 2016

Amizade é amor que nunca morre...

Não há, no mundo, coisa mais preciosa que um amigo. Tenho amigos de várias correntes políticas e me orgulho de todos, sem cobrar que pensem como eu e sem questionar seus atos e decisões. Agora mesmo, creio que seria mais confortável ficar silenciosa a respeito dos meus amigos Paulo Bernardo e Gleisi Hoffmann. Meu caráter, porém, me impede de calar por conveniência.

Discordo de Gleisi e de Paulo em muitos pontos de vista e temos visões políticas diferentes, mas somos amigos há mais de duas décadas. Por essa razão quero deixar claro que a palavra corrupção associada ao nome deles, para mim, não faz sentido. Nunca. Quando começaram as primeiras denúncias sobre isso, só pude entender que a variável eleitoral apresentava seu preço. E que o preço era elevado. Campanha política custa caro.
 
Nietzsche dizia que só a vontade de poder permite ao indivíduo tornar-se o que realmente é. É assim que se afirma a vida e se pode atingir a auto-realização. Estou certa que a busca do poder via caminho político explica muita coisa neste caso.  Meus amigos não são infalíveis. Estar livre de qualquer erro é estar livre da condição humana. E todas as vezes em que homens querem se tornar mais do que homens, eles se tornam menos do que homens.
 
Somos feitos de carne e de sonho, de dor e de esperança, de acertos e de falhas. Só espero que eles sigam firmes graças ao amor dos amigos e de todas as pessoas da família. E graças, sobretudo, às suas virtudes humanas nas quais se inclui a decência, a honestidade e a dignidade. Eles não tiveram participação em esquemas de corrupção. Estou certa também que eles não se apropriaram, em nenhum momento, para uso ou benefício pessoal, de recursos destinados a cobrir despesas eleitorais. Receberam doação eleitoral, mas não se apropriaram dela para aumentar o patrimônio.
 
Temos em nossa cultura o hábito adquirido no passado de condenar antes de julgar. Assim, toda a defesa é em vão, todo o esforço de convencer é inútil. Lamento profundamente que meus amigos tenham de enfrentar uma situação como esta. Eles deram à política e à vida pública, por vocação e por vontade própria, os melhores anos de suas vidas. Lembro até hoje do dia que conheci João, o filho deles, há mais de 15 anos. Gleisi tinha medo de dar banho no bebezinho. O bebê é tão frágil e a gente sente tanta insegurança quando é jovem... Como eu, quando chegou minha filha Júlia, Gleisinha era um pouco desajeitada. Solidarizei-me e identifiquei-me com ela.
 
Hoje, João e Gabriela são dois adolescentes grandes e lindos. Além de Dona Gegê, a mãe que sempre esteve presente, Gleise venceu os medos contando com  Paulo, bom marido e pai experiente - do primeiro casamento com Marta ele tem três filhas: Mariana e as gêmeas Clara e Natalia, hoje adultas que, além de ótimas filhas, são ótimas cidadãs. Natalia, inclusive, já lhe deu um neto.
 
Eu os conheço há muitos anos e não tenho uma só razão para duvidar da correção dos meus amigos. Dona Gegê, mãe de Gleisi, é cabeleireira e sempre viveu com muitos sacrifícios. Paulo é outro lutador, sempre ajudando a família toda, Dona Sidnéa, a mãe dele, os irmãos e as filhas. Sua maior qualidade é ser exatamente a mesma pessoa de antes e quem o conhece sabe exatamente do que estou falando.
 
Condenados de forma implacável por adversários nas redes sociais, Paulo e Gleisi não desonraram o País, seus aliados, seus amigos e suas famílias, seja por palavras, conduta ou atitudes. E, certamente, não se arrependem das escolhas que fizeram porque sempre fizeram o melhor uso possível de suas existências. Pessoas como eles, que lutam na política com clareza e frontalidade, usam momentos difíceis como teia de fortalecimento pessoal e profissional. A eles, manifesto solidariedade, amor e amizade.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto, Vanda Célia : lúcido e verdadeiro. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa caminhada, e defendê-los com "unhas e dentes " .Obrigada, abraços

    ResponderExcluir