segunda-feira, 22 de abril de 2013

Eu e as celebridades...

 
 
 
Há algum tempo li entrevista na revista Caras e a celebridade em questão dizia que seu maior defeito era o “perfeccionismo”. Comecei a rir pensando que tem gente estranha demais nesse mundo. Afinal, de onde alguém tirou a idéia de que perfeccionismo é defeito?

Nem como defesa falar uma coisa desta é boa técnica. Então por que falam? Para ter um tom blasé, expondo aquela espécie de contrariedade típica dos bem nascidos e dos querem parecer mais inteligentes que os outros? Ora, ora, que coisa mais feia, ou melhor, que coisa mais “fake”!

Celebridades são graciosas, respeitáveis, bem arrumadas, nos divertem nas novelas, provocam nossas emoções e parecem ter compromisso sincero com a cidadania mas, a boa verdade é que pouco acrescentam ao debate das ideias e suas opiniões políticas são, como todas as demais opiniões, parciais e pessoais. Nada contra, todas as opiniões são assim, inclusive as minhas.

O que acho curioso, porém, é o que dizem sobre intimidade e privacidade. Sempre que termino de ler as entrevistas fico pensando: para o leitor, que diferença é essa, afinal, entre íntimo e privado, vocábulos sinônimos para designar realidades só nossas, pouco mais ou menos secretas, que não desejamos ver conhecidas? Não é tudo a mesma coisa?

Por sobreviver do que escrevo aprendi depressa que o leitor capta tudo o que acontece a léguas, que ele não é bobo. Portanto, quer a celebridade fale sobre o fungo no seu pé, sobre herpes labial ou sobre o tesouro escondido da rainha da Dinamarca, estará, em última análise, sempre, a descrever-se intimamente. Portanto, nada de justificações. Para quê explicações? Não vale a pena e não interessa ao leitor.

E o que o leitor quer, afinal? Desconfio que as pessoas querem, muito naturalmente, é identificar-se com as experiências alheias para tentar entender melhor o que acontece com elas. "Ah, que bom, eu não sou o único!"... "Ah, olha, a artista tal é tal e qual como eu!" Ela também passa aperto com essas coisas que acontecem na minha vida...É isso, ou, pelo menos, acho que é isso.

De todo modo, fiz esse texto comprido para dizer que fico realmente brava com essas histórias de “perfeccionismo” e as sutis diferenças entre íntimo e privado. O que é verdade e o que é mentira?! Aqui neste blogue é tudo verdade! É tudo íntimo, é tudo privado, é tudo secreto e as referências são todas verdadeiras! Eu me esforço para isso. Sem muito perfeccionismo, mas um esforço real e humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário