domingo, 24 de março de 2013

Camões, hoje e sempre ...






Luís Vaz de Camões - Poeta português nascido em 1524, provavelmente em Lisboa. É um dos grandes poetas da língua portuguesa.

"(...)

Que dias há que na alma me tem posto

Um não sei quê, que nasce não sei onde,

Vem não sei como, e dói não sei porquê."

...porque o amor é assim mesmo...

Sente-se...apenas!


Raquel

Sete anos de pastor Jacob servia

Labão, pai de Raquel, serrana bela;

Mas não servia ao pai, servia a ela,

E a ela só por prémio pretendia.


Os dias, na esperança de um só dia,

Passava, contentando-se com vê-la;

Porém o pai, usando de cautela,

Em lugar de Raquel lhe dava Lia.


Vendo o triste pastor que com enganos

Lhe fora assi negada a sua pastora,

Como se a não tivera merecida;


Começa de servir outros sete anos,

Dizendo: – Mais servira, se não fora

Para tão longo amor tão curta a vida!




Mudança

Muda-se o ser, muda-se a confiança;

Todo o mundo é composto de mudança,

Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,

Diferentes em tudo da esperança;

Do mal ficam as mágoas na lembrança,

E do bem, se algum houve, as saudades.

Camões

Amor - pensamentos

"O amor com seus contrários se acrescenta”


"Amor é fogo que arde sem se ver. É ferida que dói e não se sente."


"Amar e saber amar......amar com o coracao e nao com a cabeca."

"Amar é um cuidar que se ganha em se perder."

"Coisas impossíveis, melhor esquecê-las que desejá-las."



“Errei todo o discurso de meus anos...”

“Ao desconcerto do mundo”


Os bons vi sempre passar

no mundo grandes tormentos;

e para mais me espantar,

os maus vi sempre nadar

em mar de contentamentos.

Cuidando alcançar assim

o bem tão mal ordenado,

fui mau, mas fui castigado:

assim que, só para mim,

anda o mundo concertado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário