quarta-feira, 13 de maio de 2015

Está na cara...



Não tenho filiação a esta ou aquela escola de pensamento. Sou a favor da cidadania, defensora da força e do avanço coletivo da sociedade. Condeno a negação da solidariedade e discordo daqueles que se julgam no direito de um humano pisar outro humano. Acredito e defendo os princípios de uma vida cristã, assentada nos valores do humanismo/iluminismo. Capitalista e em busca de algum progresso econômico? Sim. Se assim não fosse, não lutaria tanto (trabalhando 12, 14, até 20 horas por dia sem folga ou férias durante anos). Meu êxito profissional é menor do que os esforços que fiz, e ainda faço, e dos sonhos que tive e ainda tenho.

Em rodas onde não estou, dizem que sou um pouco chata, me dão apelidos engraçados e inofensivos, mas reconhecem que sou séria e competente. Sobre a linha política asseguram que sou de direita. Na verdade busco ser uma pessoa direita, à moda antiga, que respeita compromissos e orgulha-se por cumprir deveres e obrigações. Não sou melhor, nem pior do que ninguém. Nutro preferências ideológicas pelos líderes de centro e gosto de pessoas bem humoradas, que falam bem. Não concordo, muito menos compactuo, com extremismos, virulência, truculência e violência.

Trabalho com assessoria de imprensa na área política e aprecio, sem medo de críticas, a forma como alguns líderes se conduzem. Ser líder político, na maioria das vezes, é ter coragem de se expor quando todos se escondem. A propósito, dizem que a política não é lugar de virtudes, mas de disputas. É igualmente  verdade que podemos encontrar as maiores virtudes humanas (e/ou os maiores defeitos de caráter) nos momentos das escolhas duras e inadiáveis.

Com a idade fiquei paciente e calma. E com menos certezas. Tudo isso é necessário para apreciar melhor as coisas. Algumas delas, pelo menos. Tenho defeitos, me engano e me desculpo... Como todos os mamíferos, faço coisas condenáveis em nome da sobrevivência e não sou "boa" de coração como gostaria. Sinto raiva, tenho brio e cultivo o amor próprio. A exemplo dos meus semelhantes, sou envolta em brumas e nevoeiros, mas não é difícil me conhecer porque os esforços que faço para esconder meus sentimentos não enganam ninguém. No fundo, sou o tipo de pessoa a quem transparece na cara tudo o que lhe vai na alma.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário