segunda-feira, 3 de março de 2014

Oscar 2014: a força de "Gavity"



O diretor mexicano Alfonso Cuarón ganhou o prêmio de melhor diretor, mas seu filme, "Gravity", não levou a estatueta de melhor filme. Não faz sentido. "Gravity" representa tudo aquilo que o Cinema enquanto arte deve ser: ambicioso, belo, provocante, criador de sonhos, senhor de ilusões. Não foi por acaso que ganhou o Oscar de melhor edição de som com seus silêncios.

“Gravity” é uma raridade com planos longos e sequências do espaço em um azul tão infinito que parece claustrofóbico. É um filme com grandeza épica. Sandra Bullock está ótima. George Clooney também. Em resumo: ainda bem que, mesmo sem o prêmio de melhor filme, “Gravity” levou sete estatuetas incluindo melhor fotografia, melhor montagem, melhor banda sonora original, melhor mixagem de som, melhor edição de som e melhores efeitos visuais.

“12 Anos Escravo” venceu o Oscar de melhor filme, atriz coadjuvante (Lupita Nyong’o) e melhor roteiro adaptado. “O Clube de Dallas” conquistou melhor maquiagem e dois dos grandes prêmios de interpretação masculina: Matthew McConaughey (melhor ator) e Jared Leto (melhor ator coadjuvante). Jared fez o melhor discurso da noite, tendo feito referência oportuna à situação na Ucrânia e Venezuela. Cate Blanchett foi a Melhor Atriz, por “Blue Jasmine”. “Frozen – O Reino do Gelo”, da Disney, venceu na categoria de melhor filme de animação e na de Melhor Canção Original. O filme italiano “A Grande Beleza” venceu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro e “20 Feet from Stardom” na de Melhor Documentário.Ainda na festa, cabe registrar a homenagem aos heróis do cinema e o tributo aos 75 anos de “O Feiticeiro de Oz” (1939).

Gostei muito da carismática e atualizada Ellen DeGeneres. Dois grandes momentos: a selfie com Meryl Streep e outras estrelas para bater o recorde de retweets, objetivo plenamente alcançado. Hoje, a foto já contava com quase três milhões de retweets, um recorde. Outro grande momento: a divertida e inesperada entrega de pizzas em pratos de plástico. Rsrsrsrsrsrsrsrsrs.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário