sábado, 22 de outubro de 2011

Tudo tem começo...



Minha bisavó tinha mania de “datar” as coisas. “Filhinha, você que estuda na cidade grande e sabe muitas coisas será que você pode me dizer quando foi que o mundo virou de cabeça para baixo?”, ela perguntava, assim que batia os olhos em mim.


Eu ria: “Sei lá, Bisa, o SEU mundo é que mudou, o meu é de um tédio sem fim e continua sempre igual”. Ela balançava a cabeça, como se estivesse desistindo de mim e retrucava, falando sério: “O mundo virou de cabeça prá baixo depois que o homem foi à lua, EU sei”...


Anos depois, li um artigo cheio de tabelas e argumentos mostrando, de forma sofisticada, o que minha querida bisa Sílvia Barreto dizia com simplicidade: a corrida pela tecnologia espacial entre a Rússia e os Estados Unidos EUA virou mesmo, de ponta a cabeça, o mundo em que vivemos.


Pensei nisso hoje e agradeci a Deus por ter tido a sorte e o privilégio de conviver, ao longo de 26 anos, com uma bisavó curiosa e esperta que me ensinou a pensar que as coisas “devem começar do começo”, como dizia Roosevelt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário