quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Ricardo Amaral: um escritor de coragem



Terminei de ler o livro do Amaral. Mais que amigo querido, Ricardo Amaral é um dos grandes amores da minha vida. Escreve lindamente. Para definir seu texto só recorrendo a Drummond. Sim, ele escreve “como se palmilhasse vagamente uma estrada de Minas, pedregosa... sob aves pairando no céu de chumbo com formas pretas que se diluem na escuridão maior vinda dos montes do seu próprio ser desenganado”... Amaral nasceu para viver e contar.

O livro conta como a máquina do mundo se entreabriu pelos caminhos de Dilma Rousseff. O olhar investigativo e jornalístico de Ricardo Amaral percorre a história do país por meio das marcas deixadas por sua personagem. A foto de Dilma Rousseff na junta militar é a maior prova disso. A imagem oferece uma excelente metáfora de todas as ditaduras: a jovem de peito aberto enfrentando algozes que cobrem o rosto. Garimpada por Amaral, a foto é um achado jornalístico que, na minha opinião, merece, sem favor algum, um Esso de contribuição à imprensa.

A maior dádiva do livro, no entanto, é a reconstituição primorosa de vários momentos da vida de Dilma Rousseff feita por Amaral. Ele vai ao pormenor, como escritor caprichoso que é. Depois de “cair” em São Paulo no dia 16 de janeiro de 1970, ou seja, há exatos 42 anos, Amaral segue a trilha de Dilma pelo presídio Tiradentes até Porto Alegre, onde ela voltou à política partidária.

Dilma Rousseff sempre foi capaz de ouvir a própria voz, não aceita o fracasso, tampouco dá a vida por encerrada. Tanto que começou tudo de novo depois que saiu da prisão. Em um artigo na Folha, a senadora Marta Suplicy disse que ficou surpreendida com muitas das informações do livro. Não é para menos. Amaral mostra a personalidade complexa de uma mulher que foi Vanda, Estela e Luiza sem deixar de ser Dilma.

3 comentários:

  1. “A VITÓRIA PERTENCE AO MAIS PERSEVERANTE..
    “O SUCESSO É A SOMA DE PEQUENOS ESFORÇOS”...

    Parabenizo e homenageio por meio deste o ESCRITOR RICARDO BATISTA AMARAL e toda a equipe pelo lançamento do livro “A VIDA QUER É CORAGEM – A TRAJETÓRIA DE DILMA ROUSSEFF, A PRIMEIRA PRESIDENTA DO BRASIL”. Parabéns pelo EXCELENTE TRABALHO, DETERMINAÇÃO E PROFISSIONALISMO, realizado neste belíssimo trabalho e um brinde pelo SUCESSO! O potencial de trabalho de vocês é de grande valor para a comunicação brasileira. Recebam esta singela homenagem com meus sinceros votos de muitas realizações e planos futuros. Desejo nestas poucas palavras votos de muita SABEDORIA, CONHECIMENTO, ENTENDIMENTO e principalmente DISCERNIMENTO em todos os seus caminhos. Acabei de depositar na conta de vocês a importância de muitos DIAS, SEMANAS, MESES E ANOS DE FELICIDADE E PROSPERIDADE, SAÚDE, PAZ, AMOR e que Deus estenda às mãos sobre vocês e toda sua família e acrescente 100 por cento de juros em cima de tudo isso.

    “A MAIOR RECOMPENSA PELO TRABALHO NÃO É O QUE A PESSOA GANHA, MAS O QUE ELA TORNA- SE ATRAVÉS DELE.”


    DESEJO SUCESSO A TODOS!


    PAULINHO Solução
    www.paulinhosolucao.blogspot.com
    paulinhosolucao@gmail.com
    pssolucao@hotmail.com
    Salto/SP



    ResponderExcluir