Hoje, 18 de abril de 2012, este blog está completando 3 anos. O primeiro texto que publiquei aqui foi sobre assessoria de imprensa. O que disse antes segue valendo: o bom assessor aprende a entender o chefe sem necessidade de explicações. O texto era o seguinte: “Ser assessor de imprensa de líderes políticos implica conhecimentos de psicologia comportamental, além de intimidade com o mundo da mídia. Uma regra básica é esta: nenhum líder político gosta de dar ordens, mas todos só dão valor aos auxiliares que descobrem e cumprem tudo o que eles gostariam de ordenar. De algum modo, o assessor precisa "perceber" o que o líder quer por meio dos seus silêncios, do seu jeito de olhar, do movimento das suas mãos e da entonação da sua voz. Sem essa "leitura" dos sinais, o assessor de imprensa vagará cego e sem luz pelo mundo da política.”
Três anos depois o que eu gostaria de acrescentar são razões que me levaram a fazer o blog. Na verdade, eu queria escrever sobre o que me desse na telha sem pressão de espécie alguma. Durante anos, trabalhando como jornalista, eu escrevia sob intensa pressão dos chefes, das pautas, do horário do fechamento e, naturalmente, dos fatos que acompanhava como repórter. Isso sem contar a dose de pressão pessoal para fazer bem feito, fazer a diferença e buscar algum destaque nessa vida. No trabalho de assessoria era a mesma coisa. No blog não há demandas alheias. Escrevo, coisa que realmente gosto de fazer, de forma livre. Claro que há assuntos que faço questão de não abordar, mas a lista de limitações é mínima.
O nome - "O Sujeito da Esquina" - retirei de uma manifestação, que considerei meio arrogante, do ministro Gilmar Mendes do Supremo Tribunal Federal, STF. Ele disse o seguinte: “Vamos ouvir as ruas para saber o que o povo pensa saber? O que o povo pensa sobre a concessão do habeas corpus? Isso é um problema. Não se dá independência a um juiz para ele ficar consultando um sujeito na esquina”... Por que a pessoa diz uma coisa dispensável dessas em voz alta, pensei. E meu pensamento seguinte foi: "Achei, o Sujeito da Esquina é o nome do blog que vou fazer. E assim tem sido desde o dia 18 de abril de 2009.Ao longo de 2010 quase não escrevi, mas agora, em 2012 estou mais assídua. Agradeço os amigos que fazem a gentileza de passar aqui e ler algumas coisas que escrevo. Obrigada a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário