O que os jovens querem aprender? Pesquisa Jovem Gallup apurou que 97% deles gostariam que as escolas ensinassem sobre honestidade. Em segundo lugar, com 93%, a pesquisa apontou democracia. Preocupação com amigos e familiares, amor à pátria e patriotismo foram escolhas de 91%. Na quinta colocação, com 87%, apareceu o tema da aceitação de pessoas que possuem diferentes credos religiosos. Abstinência sexual fora do casamento foi assunto escolhido por 66% dos entrevistados.
Um seguidor do twitter me enviou as informações da pesquisa. Mesmo sem maiores detalhes sobre o levantamento fiquei feliz em saber que honestidade e democracia ainda são preocupações dos jovens, apesar do desleixo da maioria dos políticos e, lastimavelmente, de parcela das instituições, em relação a esses valores tão essenciais à convivência democrática. O interesse dos jovens, na minha opinião, significa esperança de recuperação da imagem dos partidos e dos políticos que, para dizer a verdade, está no chão.
Existem caminhos para sair do atoleiro? Sim. Além de determinação no rumo da honestidade, comportamento conhecido antigamente como vergonha na cara, o fortalecimento dos partidos no Brasil, e do sistema político de modo geral, implica uma reforma política estrutural com mudanças nas regras do financiamento das campanhas eleitorais. Com isso, poderíamos melhorar bastante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário