Certa vez, um jovem recebeu do rei a tarefa de levar uma mensagem e alguns diamantes a outro rei de uma terra distante. Para isso, recebeu o melhor cavalo do reino. "Cuida do que é mais importante e cumprirás a missão!", disse o soberano. Para cumprir rapidamente a tarefa, o jovem saiu em disparada exigindo o máximo da montaria. Com o passar dos dias, o animal não suportou os maus tratos e caiu morto.
O jovem o amaldiçoou e seguiu a pé, mas não resistiu muito tempo. Além de fraco ficou doente. Uma caravana de mercadores cuidou dele e o devolveu à sua cidade. Ao recobrar os sentidos, ele foi encontrar o rei para contar o que havia acontecido. Pôs a culpa do insucesso nas costas do cavalo e disse ao rei: "Majestade, conforme sua recomendação de cuidar do mais importante, aqui estão as pedras que me confiaste. Não perdi uma sequer!". O rei as recebeu com tristeza e se despediu friamente. Abatido, o rapaz foi para casa. Ao se despir, ele encontrou na bainha da calça uma mensagem do rei.
O texto dizia o seguinte: "O jovem que te envio é candidato a casar-se com minha filha. Esta jornada é uma prova. Dei a ele alguns diamantes e o melhor cavalo do reino. Pedi que cuidasse do mais Importante. Faze-me, portanto, um grande favor: verifica o estado do cavalo. Se estiver forte e viçoso, saberei que o jovem aprecia a fidelidade e a força de quem o auxilia na jornada. Se, porém, perder o animal e apenas guardar as pedras, não será um bom marido, nem rei, pois terá olhos apenas para os tesouros do reino e não dará importância à rainha e nem àqueles que o servem".
Nenhum comentário:
Postar um comentário