quinta-feira, 1 de março de 2012

Qual a árvore mais forte e mais resistente?


Todos os povos primitivos são marcadamente naturalistas; e isso não causa surpresa alguma, uma vez que a sua sobrevivência depende do conhecimento da natureza. Eles precisam conhecer os inimigos potenciais, bem como os meios de subsistência; eles estão interessados na vida e na morte, na doença e no nascimento, na "mente" e nas diferenças entre o homem e os outros seres vivos.

É quase universal entre os homens primitivos do mundo a crença de que tudo na natureza é "vivo", que mesmo as rochas, as montanhas e o firmamento são habitados por espíritos, almas, ou deuses. Os poderes dos deuses fazem parte da natureza, e a própria natureza é ativa e criativa.

Nasci na roça e quase tudo que os adultos que me cercavam ensinavam eram observações colhidas na natureza. O curioso é que são informações pertinentes que levo em conta até hoje. Exemplo: para ensinar que eu não devia mimar minha filha única, minha mãe disse: as árvores mais fortes e mais frondosas são justamente aquelas que não recebem água em abundância quando estão no início do crescimento.

Na escassez, as árvores são obrigadas a lançar as raízes cada vez mais fundo em busca de água. Com isso, se fortalecem e o resultado é que se tornam mais sólidas e mais resistentes. Segundo minha mãe, o processo seria semelhante com os humanos. Sei que pode parecer bobagem, mas, ainda hoje, considero que o ensinamento faz sentido, sem contar que é bonito e cheio de significados.


3 comentários:

  1. É COMO EXERCER FÉ DIANTE DAS DIFICULDADES...QUANDO NÃO DESISTIMOS DE LUTAR PARA SOBREPUJAR AS TRIBULAÇÕES MAIS A NOSSA FÉ AUMENTA E MAIS FORTES NOS TORNAMOS.

    ResponderExcluir
  2. Eu nem ia falar, mas tive que comentar.... Cadê a arvore mais forte? Artigo mentiroso.... Isso é péssimo! Se você vai dizer algo, vai lá e diz! Não generaliza !

    ResponderExcluir