sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

A arte de fazer rir


“Fazer rir é muito complicado. Há pessoas que nascem com essa arte (de fazer rir), outras aprendem a técnica. Em ambos os casos não é fácil”, É bom lembrar esta frase do ator português João Carlos Garcia hoje, dia Mundial do Riso.

Outra frase dele sintetiza a importância da comédia: “O riso leva à compreensão do mundo, do outro e de nós”. Desmistificando a confusão que paira entre “fazer rir” e “ser palhaço”, o ator afirma que “ser palhaço é das coisas mais difíceis do mundo”. E, isto porque é necessário ter a dimensão do mundo.

“ São os nossos defeitos todos vistos à lupa. É um esboço do ser humano em que cada risco é, de fato, muito sobressaído.”

João, que pesquisou as “técnicas de palhaço” durante seis anos e que confessa“ nunca ter conseguido ser palhaço, explica que “ao fazer a personagem de palhaço o ator está a expor todos os defeitos” e que “o palhaço é o espelho da nossa sociedade”.

Neste dia Mundial do Riso nunca é demais lembrar aqueles que tudo fazem para nos fazer rir. Mesmo sabendo que é difícil fazê-lo. Afinal, “o drama é mais atual que o riso; as razões que nos levam a rir mudam muito depressa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário