domingo, 30 de setembro de 2012

Ser brasileiro é ...


Ando pensando na responsabilidade que devíamos ter com a construção da autoestima do nosso povo. Ser brasileiro é gostar de samba, de futebol e de dança, mas não é só isso. Temos um destino especial em razão do nosso compromisso com a leveza, a liberdade e a alegria de viver? Acredito que sim. Não é fácil superar a dor da morte e levar a vida de forma alegre. No Brasil, porém, mesmo com todas as dificuldades, somos fortes e capazes de agir dessa maneira como povo. Esse é o nosso jeito.  

Somos assim porque contamos com a qualidade dos nossos músicos e dos nossos poetas. Além do Carnaval, que nos associou para sempre ao destino de povo feliz, temos dívida com músicos como Tom Jobim, João Gilberto, os baianos do tropicalismo e, claro, Dodô e Osmar. Foram eles que criaram na Bahia os trios elétricos que espalham música e dança pelas ruas de nossas cidades. O resultado dessa mobilização popular é visível: a alegria tornou-se  marca da nossa gente.

Ser alegre combina com a alma brasileira. Afinal, que mulher pode ser triste quando é herdeira direta de Leila Diniz? E que menino resiste a um sorriso se lhe dizem que é herdeiro de Zumbi dos Palmares? É isso, ser brasileiro é ter essa grande herança e saber carregá-la com estilo, beleza e charme. Como disse Vinicius de Moraes, "é melhor ser alegre que ser triste, alegria é a melhor coisa que existe; é assim como a luz no coração"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário