Quais são as qualidades e virtudes que um líder político deve ter? Gosto de pensar que líder político é aquele que se expõe quando todos se omitem. Isso significa que coragem é qualidade essencial. Um líder político precisa também gostar de política e ter humor em relação a ele mesmo e ao próximo.
Precisa também ser frontal e defender, de forma obsessiva, uma vida melhor para todos. Isso implica ir um pouco além da competência tecnocrática, implica ter senso de justiça, informação e disposição para estudar os problemas e propor soluções em benefício das pessoas.
No meu tempo, FHC, Lula, Sarney, Ulysses Guimarães, Pedro Simon, Itamar e José Serra são alguns dos principais líderes políticos do país. Deles, Sarney é o mais longevo. Acompanhei o governo dele e quero destacar o convívio amigável de Sarney com aliados e adversários políticos que o hostilizavam.
Na diplomacia, Sarney foi bem ativando o Mercosul, mas em economia foi mal por causa da inflação. Mesmo com má vontade, contudo, é possível constatar que ele conquistou média pela transição democrática, vale dizer a consolidação do poder civil.
Ulisses Guimarães, Pedro Simon, Tancredo, Marco Maciel, Jarbas Vasconcelos, Mário Covas, José Richa, Franco Montoro e tantos outros sabiam, desde sempre, o valor incalculável da redemocratização que acabou sendo feita por Sarney.
Itamar Franco governou pouco tempo, mas criou as condições para aprovar o Plano Real e dar fim à inflação. FHC veio a seguir e garantiu avanços em todos os fundamentos da administração pública. Não se pode, porém, omitir que aprovou a reeleição em seu próprio benefício.
Se as gerações passadas tiveram Getúlio e JK, a geração atual e, possivelmente, as gerações futuras, vão ter muito o que falar de Lula da Silva, o grande líder popular da história do país.
Depois de encerrar dois mandatos com índices de popularidade tão estratosféricos que até parecem irreais, Lula elegeu Dilma Rousseff sua sucessora e as pesquisas indicam que sua popularidade tende a aumentar ainda mais. Vamos acompanhar...
Nenhum comentário:
Postar um comentário