Ainda sobre educação, gostaria de dizer que a Escola Fundamental deveria ser prioritária. Mais: enquanto não for assim vão se perpetuar as causas do nosso atraso. Sim, o ensino fundamental é a base de tudo. Alguns educadores, inclusive, chamam a atenção para o fato de que a obrigatoriedade do ensino primário no Brasil fez-se com grande atraso.
Enquanto as nações hoje desenvolvidas contaram com o precedente da chamada “educação popular”, fomentada inicialmente pelas igrejas protestantes e, ao longo do século XIX, discutiram as formas de torná-la pública e obrigatória, chegando aos fins da centúria com níveis expressivos de escolaridade, no Brasil somente se cogitou da providência na Constituição de 1934.
Quando se decidiu, na Constituição de 1967, estender a obrigatoriedade a 8 anos, não se tinha cumprido a disposição constitucional anterior. Adicionalmente, o Estado nunca se preocupou em mobilizar as famílias e as igrejas para suprir essa lacuna. Em síntese: ensino fundamental, de fato, nunca se constituiu em autêntica prioridade no Brasil. Pena...
Nenhum comentário:
Postar um comentário