sábado, 28 de setembro de 2019

Sobre a amizade

" O contrário da amizade não é tanto a inimizade mas a estranheza. Dois amigos perdem a amizade quando deixam de se reconhecer um ao outro; quando optam por caminhos diferentes, habitantes de um mundo já que não partilham. E mesmo que tais caminhos se cruzem, como pode sempre acontecer, eles continuarão a ser  distantes e irreconciliáveis. "Que havemos de nos tornar estranhos é a lei em cima de nós", escreve Nietzsche em A Gaia Ciência. "Pelo mesmo motivo, deveremos tornar-nos mais veneráveis um para o outro, e a memória da nossa amizade ainda mais sagrada". Este é um fragmento consolador no qual comecei a pensar quando me apercebi de que também tenho as minhas amizades antigas, alienadas, dependentes da mesma lei da Gaia Ciência. A consolação está em que eu também posso imaginar essas amizades perdidas como memórias ou estrelas que assiduamente me visitam. Deverei por isso respeitá-las".
PedroLomba

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Memórias

As horas mais duras da vida conheci-as durante a juventude, nos meus anos de Juiz de Fora. Até hoje quando passo pelo calçadão da rua Halfeld sinto um aperto no peito, como se continuassem presentes os temores do passado. Juiz de Fora não foi para mim um lugar alegre nem feliz, mas uma cidade onde entendi o que significa ter medo de dar errado na vida. 

domingo, 1 de setembro de 2019

Você sabe quem foi Eróstrato?


Tem gente que deseja ser célebre mesmo à maneira de Eróstrato, incendiário grego que com o único objetivo de conseguir fama a qualquer preço foi capaz de destruir o templo de Artemis - considerado uma das Sete Maravilhas da Antiguidade.• 1 Síndrome de Eróstrato - é um termo usado pela ciência comportamental para descrever terroristas que perpetuaram atos hediondos com o objetivo de ser lembrados.